terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Férias para todos

No módulo de Serviço de Alojamento Hoteleiro como Área de Negócio, a nossa formadora, fez chegar até nós uma notícia que pessoalmente achei interessantíssima.
O conteúdo desta, era sobretudo baseado num dos direitos, ao qual todos devemos ter acesso. Na declaração universal dos Direitos Humanos, no seu artigo 24 é referido o seguinte: “toda a pessoa tem direito ao repouso e aos lazeres e, especialmente, a uma limitação razoável da duração de trabalho e a férias periódicas pagas.

Muito embora tenhamos consciência dos direitos humanos, a verdade é que as actividades de lazer para pessoas com deficiência, são inexistentes ou insuficientes.
As infra- estruturas construídas e todos os locais de diversão, lazer e turismo, assim como os meios de transporte, devem sempre, e à priori, ser pensados para todos, porque este todo, somos nós que fazemos «girar o mundo».
No artigo Férias para todos, Safaris, voos de balão e saltos de pára-quedas são algumas ofertas da primeira agência de viagens portuguesa para clientes com mobilidade reduzida, publicado na revista visão, o autor Miguel Judas fala da empresa «Accessible» que proporciona diversão a pessoas com dificuldades motoras, oferecendo-lhes produtos e serviços que, normalmente, não estão disponíveis para os portadores de deficiência. Esta empresa foi criada há três anos, por Joana Prates, 28 anos, ao tomar consciência das dificuldades que tinha de ultrapassar para levar um familiar com paralisia cerebral a passar uns momentos de lazer.
O primeiro passo consistiu em fazer um levantamento dos recursos existentes nos destinos turísticos portugueses mais procurados. Os resultados não foram animadores. Uma das falhas detectadas foi uma grande ausência de um número suficiente de quartos devidamente adaptados às necessidades dos deficientes. Durante os primeiros anos, esta empresa trabalhou, em exclusivo, com clientes estrangeiros, para quem organizava programas em Portugal e em Espanha. Criou uma página na Internet, colocou anúncios em revistas especializadas e estabeleceu parcerias com associações e operadores, em diversos países. Em Junho de 2008 abriu a primeira loja ao público, em Lisboa, e começou a vender viagens também a portugueses. Os pacotes criados para os clientes nacionais incluem cruzeiros no Nilo, safaris em África, visitas e grandes experiências radicais. Voos, esqui e saltos em pára-quedas.
Com a publicação do excerto da notícia que acabei de resumir, pretendo dar a conhecer a todos que esta empresa existe e, tal como eu, serão muitos aqueles que ainda desconhecem este serviço.
Se isto ajudar alguém ficaria contente que me deixasse um breve comentário, e espero também que tal como eu, divulguem esta notícia. Divulguei esta notícia no meu blog não só porque a achei interessante, mas também porque o ano que decorre (2009) é efectivamente o ano internacional dos direitos húmanos.

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