segunda-feira, 27 de abril de 2009

Biografia de Hatchepsut

No decorrer das sessões do módulo de CP (Cidadania Profissionalizante), temos vindo a desenvolver entre outros temas, um direccionado para o desenvolvimento do papel das mulheres na sociedade.
Como sabemos, antigamente o papel das mulheres era apenas ser uma esposa exemplar, sendo por isso totalmente submissa ao seu cônjuge, tratando das tarefas de casa e dos filhos. Os estudos ficavam aquém das suas potencialidades, porque estes eram também quase nulos na medida em que não fazia sentido estudar visto que as mulheres que o fizessem não iriam por em prática os seus potenciais. No entanto notou-se alguma persistência ou desobediência a nível deste factor, por parte de algumas mulheres tendo por isso estas, marcado de alguma forma a nossa sociedade.
No âmbito deste tema foi-nos proposto fazer uma apresentação livre de algumas destas mulheres tendo-me cabido a mim apresentar o faraó Hatchepsut.
Feita alguma pesquisa pude constatar que a vontade de afirmação na sociedade por parte das mulheres sempre existiu, a prova disto é que este faraó que vou apresentar remonta-nos ao tempo longínquo A.C.
Esta apresentação foi feita em sala de forma a que os meus colegas assimilassem o conteúdo da mesma, por isso tive a preocupação de sintetizar ao máximo a informação referindo apenas os pontos mais importantes dos feitos deste faraó enquanto rainha do antigo Egipto e apresentando a sua biografia.
Elaborei uma pirâmide em cartolina, revestia com papel branco e colei a sua fotografia acompanhada da sua respectiva biografia e alguma informação pertinente.
No final entreguei a cada colega um pão que simbolizava a prosperidade e entreguei um lenço branco elaborado em papel onde escrevi a palavra Paz e Prosperidade, pois foram as marcas representativas daquela era. Durante o governo deste faraó o clima foi sempre de paz e prosperidade.
Passo então a mostrar o meu trabalho.

Biografia de Hatchepsut

Nasceu em Tebas, era a filha mais velha do rei Tutnés e da rainha Ahmose.
Casou com o seu meio-irmão Tutnés II.
Grande esposa real, regente e faraó do antigo Egipto, viveu no início do séc. XV A.C, pertencendo à XVIII dinastia do império novo. Reinou cerca de 22 anos.
Analise qual a sua percepção sobre a vida desta mulher;
2) Foi uma mulher muito corajosa e segura dos seus actos.
Tudo o que fez foi para bem dos seus súbditos e conseguiu enquanto rainha um ambiente de paz e prosperidade.

O que mais me surpreendeu na vida desta mulher;
3) Foi sobretudo a sua coragem.Vejamos; ao contrário de determinados padrões a seguir, tais como fazer a contagem dos anos a partir da ascensão de um novo soberano ao poder, esta preferiu inserir-se nos anos de Tutmés III (seu sobrinho).
Legitimou ainda a sua posição como faraó, recorrendo a um relato que fazia de si filha do Deus Amon-Rá, relatando a concepção e o nascimento da rainha Faraó.
Hatchepsut fez prevalecer um mito que descrevia que o Deus Amon-Rá observando a sua mãe e após consultar um conselho composto por 12 divindades, decide gerar um novo faraó que governaria o Egipto em todas as esferas do poder do palácio.

Que soluções trouxe esta mulher para a sociedade;
4) Hatchepsut, enquanto reinou conseguiu sem sombra de dúvida instalar um clima total de tranquilidade e prosperidade.

Analise criticamente o (s) impactos das suas atitudes e reflicta sobre a mais valia que a sua intervenção provocou na sociedade, à data e actualmente;
5) Hatchepsut, enquanto rainha emitia para o seu povo uma imagem de poder e sabedoria.
A sua sociedade viveu por isso um clima de grande paz e prosperidade e ainda hoje o governo de Hatchepsut é apresentado como correspondendo a uma era de paz, devido à marca que esta deixou.