quinta-feira, 5 de março de 2009

A aderencia ás novas tecnologias por parte dos habitantes de Ovar

No âmbito do tema de vida Redes de Informação e Comunicação, propusemo-nos a averiguar a adesão do povo de Ovar às novas tecnologias nas diferentes faixas etárias e géneros.Como toda a investigação, inicialmente construímos os itens do inquérito e posteriormente passámos à sua aplicação.Após a verificação dos mesmos, constatámos que a adesão ao GPS é pouca, tanto por género como por classe etária.
Quanto à televisão, todos os inquiridos possuem pelo menos uma, sendo que a maior parte da população possui mais do que os quatro canais generalizados, excepto os mais idosos, cujas classes etárias são compreendidas entre os 80 e os 90 anos que ficam apenas pelos 4 canais. Referente ainda à televisão, pudemos constatar que o género masculino é o que tem mais hábitos televisivos, assim como são também os que mais aderem a outros canais.
Constatámos ainda que dos inquiridos que possuem mais do que os quatro canais generalizados, 85,1% possuem ligação por cabo, e apenas 14,9% possuem ligação por satélite. De um modo geral, todos têm hábitos televisivos, no entanto, os idosos são os que mais tempo passam a ver televisão.
Quanto à utilização dos computadores verificámos uma grande aderência ao uso dos mesmos, no entanto verifica-se que as classes etárias que mais os utilizam estão compreendidas entre os 10 e os 50 anos, seguindo-se também uma utilização ainda que menos acentuada, por parte dos idosos com idades entre os 80 e os 90 anos. São novamente o género masculino, aqueles que mais utilizam os computadores.
Em termos de escolaridade verificámos que são os licenciados os que mais os utilizam, seguindo-se os secundários e por fim o 3º e o 2º ciclo.
Já em relação ao uso dos telemóveis são raros aqueles que não possuem pelo menos um, independentemente da classe etária e género. Pudemos ainda com estes inquéritos verificar uma nítida desistência do telefone fixo, ainda que tenha sido por uma forte influência dos familiares mais jovens, no entanto alguns indivíduos cujas idades são um pouco avançadas ainda teimam em não aderir a mudanças.

Em meu entender, a realização deste trabalho foi satisfatória, ainda que eu pessoalmente tenha sentido que algumas respostas por parte dos inquiridos eram vagas, com o intuito de me, despacharem, no entanto com a minha teimosia, consegui obter respostas que me permitiram realizar este trabalho e ao mesmo tempo obter uma melhor perspectiva acerca da aderência das novas tecnologias por parte dos habitantes da Cidade de Ovar.