quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Sistemas e equipamentos informáticos em Hotelaria

Uma vez que me encontro a frequentar um curso, cuja finalidade pretendida, é que a quando o término do mesmo, eu tenha adquirido todas as competências para me tornar numa boa profissional, como recepcionista em hotelaria, em todos os módulos existe um forte empenho por parte dos formadores para que tal resultado aconteça. Para a área profissionalizante, é muito importante o conhecimento das TIC, pois uma recepcionista tem de lidar com o computador a toda a hora, para efectuar reservas, etc.
Por este motivo foi de facto importante não só aprender a trabalhar no computador a nível de programa de hotel, como também saber e compreender todas as componentes que se encontram por detrás de um computador. Foi-nos por isso proposto um trabalho interessante sobre estas componentes, trabalho esse que passo a demonstrar.

Informática Vs Informação

Chama-se genericamente informática ao conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo, a ciência da computação. É ainda a ciência que estuda e aperfeiçoa as técnicas de tratamento automático da informação utilizando para isso o computador.

É a responsabilidade que os técnicos da informática têm na forma como implementam a gestão e actualização dos sistemas de informação (componentes de software e hardware), do suporte técnico na definição das aplicações informáticas, da definição de políticas de utilização e segurança, da gestão de projectos para o desenvolvimento de aplicações e sistemas integrados, bem como da formação dos utilizadores.

Principais Suportes de informação existentes:

Os suportes de informação existentes, permitem um armazenamento de informação, e um fácil transporte dessa mesma informação de um lado para o outro. Por exemplo, eu trabalho no meu computador em casa e armazeno numa pen e trago para o meu local de trabalho. Passo a dar alguns exemplos de suportes de informação mais utilizados actualmente;
Suportes voláteis:
- Unidades de Disquetes
- Unidades Zips.
- Leitores de Cd-Roms - Gravadores de Cd-Roms
- Leitores de DVDs - Gravadores de DVDs
Existem ainda os suportes de informação não voláteis tais como o disco rígido.
Actualmente existe um dispositivo chamado «Combo» para diminuir o número de unidades de armazenamento.

Tipos de equipamento num computador (periféricos):
Os periféricos: são aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador.

Periféricos de entrada: Periféricos de saída:


As placas de som: É um dispositivo de hardware que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processo de conversão com um mínimo de qualidade e também para gravação e edição.

Placas de som




Sistema operativo:

É um programa intermediário entre o utilizador e o hardware ou máquina física.