quarta-feira, 17 de junho de 2009

Uma breve reflexão sobre a emigração

Esta realidade é para muitos uma condição de vida por isso reflictamos todos sobre isso...

Certamente que existem factores que «obrigam» um individuo a sair do seu País Natal, tais como os precários recursos financeiros em que vive muitas vezes. É certo também que existem outros factores menos relevantes, no entanto o mencionado é sem duvida o que mais pesa na decisão de qualquer indivíduo.
Sabemos também que a imigração trás variantes positivas ao País de acolhimento, como a sustentabilidade do mercado de trabalho e do sistema de segurança social. Outra das vantagens é o crescimento demográfico.
Por outro lado e não passando ao lado de uma outra realidade é que se o fenómeno da emigração do País de origem se tornar descontrolado este terá sem duvida um impacto negativo pois ficará sem o capital humano de que o país necessita para o seu desenvolvimento.
Esta sempre fez parte da nossa realidade e para muitos foi mesmo uma condição de vida.
Quantos não são os que conhecemos que emigraram para outros países em busca de uma vida melhor?
Por exemplo, acerca de 50 anos atrás esta marcou presença na vida de muitos dos meus familiares. Vejamos. Já o meu avô materno emigrou, para conseguir amealhar um fundo pensando em oferecer uma vida melhor aos filhos. O certo é que conseguiu o seu objectivo pois aquando a sua chegada ao país de origem abriu as primeiras bombas de gasolina aqui mesmo em Ovar.
Seguiram-se mais tarde os seus filhos que também optaram por emigrar permanecendo cá apenas a minha mãe que fez uma outra opção. O casamento com o meu Pai que era alguém bem mais modesto e com pouca ambição. Para ele era importante uma vida digna sem dividas e sem nunca deixar que nada faltasse á família. Tudo o que adviria daí seria supérfluo. Ter o essencial tal como os estudos e uma boa alimentação, casa e um pouco mais para ele bastava. Foi uma opção que deu certo porque o meu Pai conseguiu de facto criar 9 filhos com dignidade, sem que nunca nos tivesse faltado nada, nem mesmo os estudos. Todos estudámos enquanto nos dispusemos para isso e só não seguimos para a frente porque não quisemos. Esse era um sonho dos meus Pais…

Por momentos e porque estou a fazer uma reflexão deixei-me envolver por um aglomerado de factores que fazem parte da minha história de vida acabando por entrar em pormenores, no entanto não vou apagar nada do que escrevi porque estes são a explicação do motivo pelo qual o meu pai não foi mais um emigrante.

Dando seguimento e explorando um pouco mais o factor emigração chego à conclusão que se à já tantos anos atrás, a situação económica em Portugal não estava boa e os indivíduos saíam do seu país em busca de uma vida melhor, hoje continuamos na mesma.
Têm sido inúmeras as vezes que conversamos entre família sobre este assunto uma vez que tantos dos meus emigraram, no entanto chegamos à conclusão de que os que estão com uma


situação financeira melhor, são os meus tios que optaram pela emigração. É certo que lá fora se fartaram de trabalhar, no entanto hoje usufruem dos frutos de uma opção acertada. Vivem de rendimentos e de boas reformas estrangeiras podendo ainda usufruir da medicina estrangeira também isto porque mantêm ainda residência no país para o qual imigraram.
Acabei de mencionar a emigração que se fez sentir em Portugal porque é o meu país, mas este fenómeno continua a ser uma prática para muitos e hoje, se muitos portugueses continuam a emigrar, também são muitos os estrangeiros que vêem para Portugal em busca de melhores condições de vida e muitas vezes vêm também em busca de uma paz que não encontram no seu próprio país.
No entanto e pensando agora em muito do que escrevi e debruçando-me ainda sobre este tema, pergunto-me se tantos portugueses imigram para outros países, em busca de algo melhor é porque à partida Portugal não lhes oferecia as melhores condições de vida e sendo assim, deparo-me ainda com uma outra pergunta, em busca do quê, vêm tantos estrangeiros para Portugal? Será desespero? Ou na verdade ambos não têm a verdadeira percepção das más condições existentes actualmente em quase todos os países deixando-se de alguma forma levar por um impulso que na verdade os faz viver e seguir em frente que é a esperança e o querer melhorar, deixando à margem a triste realidade que é a situação económica bastante precária em que vivem quase todos os países?
Quero terminar esta reflexão tentando dar uma resposta que de todo poderá não ser a mais acertada mas que é no entanto uma resposta muito pessoal.
Acho que todos os que imigram procuram de alguma forma resposta às suas necessidades que como já mencionei são várias e ainda bem que o fazem, pois para além de irem conseguindo de alguma forma responder a essas mesmas necessidades, vão fazendo com que exista um desenvolvimento económico nos países de acolhimento como também já referi e vão fazendo girar muitos outros factores ainda que de uma forma inconsciente.
Digo ainda mais. Este fenómeno sempre existiu e continuará a existir senão por razoes económicas, existirá por razões bem mais simples como casamentos em que um dos cônjuges tem de fazer a opção da adopção do país para habitar. Por este motivo, os países, nomeadamente Portugal, tiveram de tomar medidas adequadas para conseguir administrar estas entradas de estrangeiros de forma a dar resposta às suas necessidades e de forma igual à resposta que é dada aos seus habitantes de berço. Por outro lado, esta medida é também considerada pelos Países que acolhem os nossos portugueses.
Para além de tantos factores decisivos no desenvolvimento de um País que advêm da emigração, não é tão gratificante podermos partilhar ideias e costumes com povos de diferentes raças e religiões podendo ainda observar tudo isto de perto?
Se a emigração não existisse tudo isto não seria possível e os países acabariam por estagnar completamente sem que se verifica-se qualquer desenvolvimento económico, isto




porque todos os países dependem em grande parte das receitas estrangeiras e dos investimentos por parte de estrangeiros nos países de acolhimento.
Terminando com uma síntese de ideias ligadas à emigração refiro que sempre existiu a necessidade de mudança no ser humano. Se assim não fosse não se teriam verificado tantos descobrimentos por parte dos povos à já tantos anos atrás como a descoberta do Brasil entre múltiplas outras. De onde terá surgido esta necessidade? Talvez esta condição faça já parte do ser humano, o querer mudar, a inconstância que se faz sentir aquando uma permanência a longo prazo no mesmo lugar…mas… nem todos podem gozar desta experiência. Assim como existem aqueles que vêm facilitada uma mudança para outro País existe também os que ficam presos a uma série de condicionantes que não lhes permitem estas mudanças…




















Sem comentários: